Terra Compartilhada
Chamamos de “terra compartilhada” o modelo que faz com que, por meio do arrendamento feito pela Associação, a entrada de dinheiro seja segura para o proprietário e se amplie as oportunidades de acesso à terra para quem não tem como investir muito no início. Nossa proposta é subdividir a terra em lotes menores que, somados, compõem o valor exato do pago pelo arrendamento, sem lucros. A área se torna compartilhada por diferentes agricultores e projetos que integram a Associação.
Convidamos primeiro os agricultores da nossa rede e, se ainda sobrassem lotes, abriríamos a chamada para projetos e pessoas interessadas e conectadas à região. O grupo de projetos e pessoas que ocupavam o sítio no fim de 2022 era composto por O que Cabe no Meu Prato, Nossa Fazenda, La Semilla, Ar da Mata. Além deles, o FUA apoia os agricultores Tomi e Toninho, que arrendam outras áreas com a proprietária e podem fazer uso da estrutura do Núcleo.
Esse grupo se autodenomina Núcleo Agroecológico Periférico Plenitude e o seu funcionamento tem sido uma construção coletiva, com a participação de todos e dos nossos vizinhos de cerca.